Foto: Juliana Krol


A XXVI Semana de Estudos em Comunicação (SECOM) tematizou os cinco anos da Lei de Acesso à Informação (LAI) com três dias de palestras sobre o jornalismo e os desafios para uma cultura da transparência. A Semana de Estudos em Comunicação é tradicionalmente realizada pelo Departamento de Jornalismo da UEPG, em parceria com o Mestrado em Jornalismo. Saiba mais sobre a SECOM 2017, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro!

Primeiro dia - 18/out
Marina Atoji, jornalista e gerente executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI, aborda as características da LAI e os procedimentos para o acesso à Lei. Confira os destaques do primeiro dia:

Segundo dia - 19/out
A assistente de projetos na área de Acesso à Informação Bárbara Paes, da organização não-governamental de direitos humanos ARTIGO 19, abordou a LAI da perspectiva dos direitos digitais. Também no período da manhã, o professor dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Jacques Mick, lançou o livro O Fim d’A Notícia. Confira:

Terceiro dia - 20/out
No último dia, a jornalista Amanda Audi, ombudsman do Periódico, apresentou experiências jornalísticas na cobertura da Lava Jato, comentando também aspectos da reportagem investigativa. Saiba mais: