Foto: Antoniella Signor

Evento lota auditório da UEPG ao abordar temas como câncer, economia e psicologia

O evento “Economia da saúde, Programação Neurolinguística, Qualidade de Vida” trouxe para debate lições sobre economia, psicologia e saúde. A palestra aconteceu no dia 2 de outubro no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus central, às 18h45. Além das palestras, ocorreu uma sessão de autógrafos do livro “Tudo ótimo: a força de um sonhador” com o padre Celso Cruz. O livro foi escrito por Gabryell Matheus Kosman, que faleceu em decorrência do câncer, no ano de 2016.

Organizado pela professora e economista Marina Wisniewski, o evento tratou de assuntos de saúde pública, como o câncer. “Abordamos a solidariedade no transplante de medula óssea. Nós queremos incentivar os jovens a serem doadores”, defende a professora. Marina coordena o projeto “Sementes de Vida”, que busca conscientizar a sociedade sobre o tratamento de câncer em crianças e adolescentes. “O evento se alinhou às questões do Projeto Semente de Vida porque fizemos o lançamento do livro do Gabryel Matheus”, ressalta Marina.

O público lotou o auditório. A estudante de Letras da UEPG, Luana Moraes, se interessou por um dos temas da palestra. “Como sou de Letras, me interessei pela Neurolinguística, que é um assunto novo”, explica. Já a estudante Ana Carolina Rhinow faz parte do “União Faz a Cura”, grupo de assistência para pessoas diagnosticadas com câncer. Ana Carolina foi convidada pela organização do evento para contar suas experiências nas duas vezes em que foi diagnosticada com câncer. Ela também falou sobre a importância de eventos como esse para a comunidade. “A palestra faz a diferença não só na vida de quem está ouvindo, mas também na vida de pacientes que estão esperando um doador. Se uma pessoa sair daqui dando valor à vida e lembrando das coisas que ouviu, já faz o evento fazer sentido”, conta.

 Durante a programação do evento a economista Jociane Chueiri palestrou sobre Programação Neurolinguística - que é a capacidade de transformar sentimentos através das palavras. O reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba, o padre Celso Cruz também foi um dos palestrantes da noite. Para ele, o evento “é uma tomada de consciência sobre questões simples e complexas que cercam a vida”.