Foto: Hygor dos Santos
No dia 6 de outubro aconteceu um dos eventos da campanha "Outubro Rosa - Um Toque Pela Vida" na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). 

Anualmente, o décimo mês do calendário é marcado pelo Outubro Rosa, movimento internacional que visa a estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a doença e facilita o acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos.

Foto: Antoniella Signor

Evento lota auditório da UEPG ao abordar temas como câncer, economia e psicologia

O evento “Economia da saúde, Programação Neurolinguística, Qualidade de Vida” trouxe para debate lições sobre economia, psicologia e saúde. A palestra aconteceu no dia 2 de outubro no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus central, às 18h45. Além das palestras, ocorreu uma sessão de autógrafos do livro “Tudo ótimo: a força de um sonhador” com o padre Celso Cruz. O livro foi escrito por Gabryell Matheus Kosman, que faleceu em decorrência do câncer, no ano de 2016.

 

Foto: Thailan Pauli Jaros

Psicólogos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentam nesta terça-feira (26), no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a palestra "Da dor ao fato, suicídio: o problema que ninguém vê" e a peça teatral "Ana decide morrer". O evento começa às 9h, no Auditório de Engenharia Civil (Bloco E).

 

A exposição faz parte da campanha Setembro Amarelo, que objetiva a conscientização para a prevenção do suicídio. Problema de saúde pública, do ano 2000 até 2017 a porcentagem de suicídios subiu 10%, chegando a 12 mil casos por ano.

 

Esta será a segunda vez que a comunidade universitária da UEPG terá contato com a discussão acerca da prevenção do suicídio. No dia 19 de setembro, os psicólogos do CAPS ministraram a palestra para docentes e estudantes do Campus Central. Confira na reportagem:

 

 

O vídeo faz parte da sexta edição do Correspondente Local, que pode ser acessado na íntegra aqui 

 

Acompanhe a programação prevista para o Campus de Uvaranas:

26/09
Horário da palestra: 9h da manhã
Local: Auditório de Engenharia Civil – Bloco E
Tarde e Noite – Escuta Terapêutica
Curso de Psicologia Faculdade Sant´Ana
Local: Em frente à Central de Salas de Aula

Foto: Gabriel Miguel
Na última entrevista do tema “Mulheres”, convidamos a acadêmica de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa e feminista Tabata Cardoso, que estuda gênero e sexualidade, para discutir o aborto, a realidade das mulheres que passam pelo processo e os estigmas e preconceitos sofridos por essas mulheres. Confira!
Primeiro bloco: Tabata Cardoso discute o processo legal para realizar um aborto e os mitos em torno da prática.
Segundo bloco: A entrevistada aponta os preconceitos existentes na sociedade que criminalizam o aborto e fala do processo de legalização da prática.
Terceiro bloco: No bloco final, a feminista faz um relato de sua experiência no auxílio a mulheres que precisaram recorrer ao aborto.

 

IMG 1558
Foto: Arieta Almeida

Nesta edição do Ponto da Notícia Entrevista, convidamos o psicanalista e professor Daniel Frances para explicar os transtornos mentais comuns na adolescência. Frances é formado em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Integrada do Estado de São Paulo e especialista em Psicologia Oncológica e Terapia de Florais. Confira!