Foto: Lorena Panassolo

 

Estudantes do Colégio Estadual Júlio Teodorico encontram no curso técnico de guia de turismo uma oportunidade para conhecer lugares do Paraná e habilitação para trabalhar em todo o estado. A atividade geralmente é relacionada com lazer, mas um guia deve conhecer valores culturais, políticos, econômicos e sociais de cada local. 

 

O Colégio oferece curso técnico de guia de turismo em Ponta Grossa, com a duração de três semestres. O Técnico em Guia de Turismo tem a função de dominar conteúdos e processos importantes para o conhecimento científico, tecnológico, social e cultural, utilizando diferentes linguagens, o que atribui autonomia para acompanhar a atividade turística.

A coordenadora do curso, Silvana Kloster dos Santos, afirma que os alunos do curso desenvolvem trabalhos práticos. “Os alunos visitam restaurantes e hotéis, bem como elaboram roteiros dentro da própria cidade”, comenta Silvana. A coordenadora fala também sobre o novo projeto ‘Conheça Ponta Grossa Caminhando’, onde os alunos e professores levantaram 26 pontos de visitação dentro da cidade. Outro trabalho desenvolvido foi um guia pelo cemitério Municipal São José, analisando a arquitetura dos túmulos e as histórias de figuras importantes da cidade de Ponta Grossa, como o Barão de Guaraúna e Corina Portugal.

No final de cada semestre, o colégio disponibiliza uma semana de palestras que ajudam os alunos a entenderem o papel do guia de turismo na sociedade e no mercado de trabalho. Os termas das palestras variam. No semestre passado elas foram focadas nos parques municipais, com a participação uma especialista em meio ambiente, o presidente do núcleo de guias e também uma historiadora.

No dia 4 de outubro, a palestra ministrada pelo Doutor em Administração Luciano Kingeski abordou a cidade de Barcelona, na Espanha, que está na lista dos principais destinos turísticos no mundo e se diferencia pela qualidade nesta atividade. Em sua palestra, Luciano destacou a importância do modelo de turismo dessa cidade, com o objetivo de incentivar práticas semelhantes nos pontos turísticos de Ponta Grossa.

Segundo o administrador, as palestras são indispensáveis na formação profissional do guia de turismo. “A palestra busca apresentar os conceitos fundamentais utilizados para promover as qualidades turísticas de uma cidade, região ou país", afirma.