O Periódico é uma iniciativa de jornalismo online desenvolvida por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fundado em 2015, o portal dedica-se a uma cobertura jornalística diferenciada e de confiança.

Acreditamos que os valores de transparência, equidade e responsabilidade devem guiar a prática do jornalismo. Dessa forma, o Periódico se esforça para ofertar informações seguras ao público.

Em 2016, num esforço que uniu produções e estudantes de todos os anos do curso, acompanhamos a 6 ª Conferência da Cidade e as Eleições Municipais, desde a redução no orçamento das campanhas até as propostas de cada candidato. Também fomos um dos únicos veículos da cidade a dar visibilidade para o Movimento Estudantil dos alunos secundaristas que, no segundo semestre de 2016, ocuparam 21 colégios em Ponta Grossa. Em 2017, fomos o único portal de notícias da cidade a realizar uma cobertura especial voltada à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Proposta pedagógica
O Portal Periódico faz parte da nova grade curricular do curso de Jornalismo da UEPG, válida a partir de 2015. Com o novo currículo, criou-se um projeto laboratorial que insere as produções dos alunos no paradigma de convergência, com reportagens multimídia e constante integração entre as séries. Em 2017, os estudantes do terceiro ano, matriculados na disciplina Núcleo de Redação Integrada II assumem a responsabilidade de manutenção e a atualização do Portal Periódico pela primeira vez.
 
Conheça os outros produtos do curso de Jornalismo da UEPG:

Foca Livre: é o jornal impresso laboratorial do curso, produzido pelos alunos do segundo ano. Sua periodicidade é mensal e atende a demandas locais e do entorno da UEPG. No ano de 2017 passa a ter 16 páginas, no formato berliner. Distribuição gratuita.
Ponto da Notícia: radiojornal produzido pelos alunos do segundo ano do curso, sua periodicidade é semanal. Começou a ser produzido regularmente em 2017.
Correspondente Local: telejornal produzido pelos alunos do terceiro ano, sua periodicidade é semanal. Nesse ano, ainda não foi possível iniciar a sua produção devido à falta de professores.
Crítica de Ponta: produção de críticas culturais em texto e vídeo da turma do terceiro ano, publicadas semanalmente.
Nuntiare: revista-laboratório desenvolvida pelo quarto ano do curso, com periodicidade bimenstral e distribuição gratuita.
Para mais informações sobre os produtos visite a aba O Que Estamos Fazendo.


Envie sugestões de pauta para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Departamento de Jornalismo (DeJor)
Campus Central
Praça Santos Andrade, 01, Centro, Ponta Grossa
Fone: (42) 3220-3389