Foto: João Guilherme de Casto/Lente Quente

No último dia 06 de outubro a coordenação do Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (FENATA) divulgou a lista de peças teatrais que se apresentam no evento. As mostras teatrais que acontecem fora dos teatros, como em escolas, exigem uma montagem rápida do cenário e um número máximo de atores em cena.
O festival é dividido em mostra competitiva, mostra não competitiva e especial. A categoria especial exige dos inscritos montagem rápida dos espetáculos e no máximo três integrantes na peça, pois é destinada para apresentações em escolas, associações, asilos, creches, presídios, entre outros. Esse recorte exige dos atores entreter o público mais com a atuação do que com objetos cênicos.
A curadoria escolhe mostras com montagem rápida de cenário, transporte facilitado e com no máximo três atores. O transporte da companhia até às escolas é feito com um carro, por isso o cenário tem que caber no porta malas e o número de atores se restringem as vagas no carro.
Apesar disso, com a facilidade do transporte, aumenta o número de instituições que recebem as mostras da categoria especial.

O festival chega neste ano a sua 45° edição com 14 peças confirmadas para as mostras especiais nos 10 dias de duração do evento, que acontece entre o dia 6 e 16 de novembro de 2017. Para mais informações acesse: http://www.uepg.br/fenata/