Foto: Divulgação

Cia. Do Abração se apresenta em cidades do Paraná no Circuito Cultural SESI

A Cia. Do Abração, que integra um local em Curitiba que estuda e produz teatro para crianças e adultos, se apresenta em Ponta Grossa na próxima semana. O grupo iniciou as atividades em 2001 e se dedica ao teatro amador e profissional em eventos culturais gratuitos.

O Espaço de Arte e Cultura possui o Grupo de Pesquisas Cênicas, que reúne 12 integrantes que estudam e pesquisam teatro e dança contemporânea. Essas pesquisas servem como embasamento e inspiração para a construção dos espetáculos apresentados.

Com uma considerável lista de trabalhos, a Cia do Abração reúne entre seu repertório de 14 peças infantis: “Sonho de uma Noite de Verão”, “O Trenzinho do Caipira” e “A Bela e a Fera”. As apresentações para as crianças trazem, no conjunto, histórias que valorizam a leitura, articulam aprendizado à música, discutem de forma descontraída a construção de identidade e buscam fazer refletir sobre as coisas mais importantes da vida.

Dentre os quatro espetáculos direcionados a adultos, o que se destaca é “O Banho”, o qual rendeu ao grupo a indicação ao Troféu Gralha Azul no ano de 2008, com o melhor figurino e cenário. As apresentações para adultos tratam, no geral, de temas filosóficos sobre o cotidiano da vida adulta e as relações sociais que passam a compor essa fase.

A peça a ser apresentada em Ponta Grossa na próxima semana, “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, é destinada ao público infantil e levanta a questão sobre afeto e respeito entre pais e filhos, resgatando as diferentes figuras paternas presentes na sociedade, a diversidade de relações. Até o final do mês, Cia. Se apresenta em Jaguariaíva, Paranaguá, São José dos Pinhais e Maringá.

Serviço: O espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, da Cia. Do Abração, é apresentada no próximo dia 10, às 15h, no auditório A do Cine Teatro Ópera.