Foto: Kimberlly Safraide

O 45º Festival Nacional do Teatro Amador (FENATA) acontece de 6 a 16 de novembro em Ponta Grossa. Podem se inscrever grupos teatrais brasileiros e internacionais em língua portuguesa mediante ficha de inscrição por e-mail.


O FENATA ocorre sem interrupções desde 1973, sendo um dos festivais mais antigos do país. Na edição do ano passado, 234 espetáculos foram inscritos e 32 selecionados, com 23 suplentes. Nos últimos cinco anos, a média de público se mantém em cerca de 32.000 pessoas. O ano com menor audiência foi 2015, com 25.210 espectadores. O preço médio dos espetáculos em edições passadas foi R$12,00 a entrada inteira, com possibilidade de meia entrada.


Um diferencial do Festival é apresentação de peças fora do teatro, em ruas, praças, e espaços alternativos, numa tentativa de aproximar público, grupos e jurados aos ambientes de Ponta Grossa. Apesar de positiva, ainda falta integrar a população dos bairros periféricos aos festivais. Problemas de distância e locomoção dentro da cidade podem afastar os próprios moradores do festival, uma das maiores atrações culturais da região.


O festival abrange três Mostras: Mostra Competitiva formada por Teatro Adulto e Teatro Infantil/Bonecos/Animação; Mostra Não Competitiva, com espetáculos nas categorias Divulgação, Encerramento, Teatro de Rua, Teatro Telmo Faria e Teatro Campos Gerais e Mostra Especial. As inscrições para o FENATA se encerram dia 17 de setembro e podem ser feitas no site http://www.uepg.br/fenata/