CORO
Foto: Luana Caroline Nascimento/ Coro Cidade de Ponta Grossa


Música e interpretação compõem as montagens do grupo

O Coro Cidade de Ponta Grossa, mantido pela Fundação Municipal de Cultura, realiza Espetáculos, Cantatas, Concertos, entre outras apresentações na cidade de Ponta Grossa desde 2008. O grupo apresenta-se com diferentes números de cantores a cada espetáculo e reúne diferentes tipos de voz como sopranos, tenores, contraltos e baixos.
As apresentações do Coro são diversas e divididas, por vezes, em temporadas, como exemplo as Cantatas de Natal de 2015, realizadas cinco vezes durante o mês de dezembro, o Espetáculo Mulheres: a rosa da rosa, o qual tratou do espaço da mulher através de músicas no ano de 2016, e as quatro apresentações do concerto Conversa de Botequim, onde o samba brasileiro foi retratado e encenado nas quatro vezes apresentadas em um cenário de botequim.
O coral costuma exibir músicas brasileiras e remontar produções e características culturais brasileiras, como costumes, do Brasil através da interpretação das músicas e dos movimentos cênicos que, por vezes, acompanham os espetáculos. Além disso, as exibições dos concertos acontecem em lugares distintos, não se limitando a um único palco/local de apresentação. Isso fica evidente na linha do tempo de aparições do Coro que traz, entre suas apresentações, a participação no Festival Universitário da Canção, e a Noite Cultural VIII Semana do Secretariado Regente Feijó, em 2012.
Para integrar o Coro Cidade de Ponta Grossa, é necessário prestar concurso e ser aprovado nos testes. Os cantores integrantes recebem remuneração através de uma bolsa de estudos, o que pode incentivar o estudo da música e despertar o interesse pela cultura musical da cidade nos músicos não só de Ponta Grossa.

Serviço: O Coro Cidade de Ponta Grossa apresenta o concerto No Rancho Fundo, no Cine Teatro Ópera, sábado, dia 23, às 20h e domingo, 24, às 18h. A entrada é gratuita e serão aceitas doações espontâneas para o Natal Sem Fome (SOS).