Foto: Yuri Pinto Silva

Domingo, 15 de outubro, o relógio adiantou em 1 hora, conforme o horário de Brasília, pois entrou em vigor o horário de verão, que se estende até o dia 17 de fevereiro de 2018.

Esse novo horário faz diferença para as pessoas, pois proporciona 1 hora a mais de luz do dia. Os tios e tias que ficam sentadas nos bancos em frente às suas casas e dentro dos condomínios conversando e tomando seu chimarrão, aproveitam mais o dia e ocupam por mais tempo a rua.

Mesas e cadeiras de bares começam a ganhar espaço nas calçadas e o fluxo de pessoas também aumenta, afinal, uma cervejinha não vai nada mal quando a temperatura se eleva.

O futebol, basquete, vôlei e demais esportes praticados em praças públicas ganham 1 hora a mais de duração, pois os horários que estão cheios são os que possuem a luz do dia. Embora alguns parques possuam iluminação durante a noite, o número de pessoas diminui.

As academias populares espalhadas pelas praças públicas de Ponta Grossa também recebem público por um tempo mais prolongado e o fluxo de pessoas, que praticam caminhada após o horário comercial, se eleva. 

Durante o horário de verão, as pessoas ocupam mais os locais públicos e locais abertos. Praças públicas, bares e locais de lazer dentro dos condomínios e casas são alguns dos locais que possuem uma maior ocupação.