FB IMG 1503098342837

Foto: João Guilherme de Castro

As torcidas de time de futebol são presentes em todo o Brasil. Em Ponta Grossa o Operário Ferroviário (OFEC) concentra grande parte dos torcedores pontagrossenses. O time, que na segunda feira, 14/8, conseguiu acesso para a série C do campeonato brasileiro, lotou o estádio Germano Kruger para a partida de volta contra o time do Maranhão (MAC), de São Luís.



Com mais de oito mil torcedores na arquibancada, o comportamento dos mesmos se torna caracteristico, principalmente em jogos decisivos, como era o caso. A disposição dos torcedores no estádio traz alguns significantes. Como o registro da torcida organizada, “Trem Fantasma”, que fica posicionada na curva do estádio e sempre conduz a movimentação dos torcedores ao longo do jogo, com gritos e hinos.

Ao lado direito da “Trem” ficam os torcedores sócio-prata e a velha guarda (torcida que acompanha o time desde os tempos áureos). Além desses torcedores, o estádio é também dividido entre os torcedores que ficam na área coberta, os que ficam atrás da comissão tecnica e da mesa de arbritagem e também a torcida rival.

A disposição não é fixa, mas se tornou ao longo dos últimos anos uma caracteristica dos torcedores do Operário. A euforia dos torcedores nos jogos cria uma identidade para os grupos.

Mas, uma variável pejorativa ainda é comum nos estádios de futebol: o machismo. Desde os xingamentos ao time rival, até o modo como as mulheres (torcedoras e profissionais) são tratadas no estádio revelam caracteristicas machistas. No caso da torcida do Operário isso é visível no tratamento que as jornalistas mulheres recebem dos torcedores das arquibancadas.

Apesar disso, devido ao bom desempenho do time, a torcida operariana vem ganhando muitos adeptos, o que fortalece o desempenho da equipe do Operário Ferroviário em campo.

Serviço: O Operário enfrenta o Atlético (AC) pelas semifinais da série D. O primeiro jogo ocorre no domingo, dia 20/08, às 19 horas, no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC). A partida da volta, que define o finalista, será no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.