Foto: Divulgação

A plataforma digital aborda expressões literárias esquecidas pela imprensa

Torquato Neto em um de seus poemas já apresentava a ideia que hoje ha na mídia local. “Não se fala, não é permitido, mudar de ideia é proibido [...] está vetado qualquer movimento”. E dentro deste movimento vetado, incluem-se também as expressões literárias na mídia. Os jornais, rádios e televisão raramente apresentam perfis de escritores e pouco relembram a história de poetas. Aparentemente a literatura não existe para a mídia no Brasil. Poemas e poesias parecem ser barrados nos veículos de comunicação que circulam nacionalmente. Outros, como é o caso do Jornal impresso Rascunho e o RelevO, possuem publicações voltadas ao jornalismo literário, mas não são produzidos em Ponta Grossa.

Uma plataforma digital e com periodicidade quinzenal aposta no programa semelhante aos de radio e com foco na literatura. O podcast “inverso” iniciou as publicações há um mês e traz poesias e a trajetória de vida dos poetas brasileiros. O projeto foi idealizado pelo escritor – e também apresentador do programa - Kleber Bordinhão. Kleber também e um dos responsáveis pela produção do “Botecast”, um podcast com periodicidade semanal.

Como a própria vinheta do podcast apresenta, trata-se de um programa sobre poetas, poemas e poesias, autores e autoras brasileiras, clássicos e contemporâneos. Com duração de até 15 minutos, três edições já foram publicadas. A primeira, no dia 9 de outubro, trouxe a história de Paulo Leminski e os poemas da obra “Polaco Loco Paca”. Na segunda publicação foi a vez de Torquato Neto e o terceiro programa, que foi ao ar na última segunda-feira (6), apresentou a trajetória da poetisa Ana Cristina Cesar.

As edições já publicadas seguem um mesmo estilo, iniciam com uma fala do poeta escolhido e intercala trechos de poemas e da biografia. Mesmo enquanto realiza outras atividades o ouvinte consegue acompanhar o programa, difícil mesmo é não mergulhar na imaginação enquanto ouve a declamação dos poemas.

O programa assemelha-se ao podcast radiocaos, um programa cultural e literário veiculado em rádios e que mistura textos, musicas e depoimentos. Assim como este o “inverso” também possui o conteúdo disponível na internet e o ouvinte pode dar play quando quiser.
Por conta da relevância do conteúdo, assim que termina um programa o ouvinte deseja ouvir o próximo. O podcast “inverso” está apenas iniciando e ainda há muito que inovar em formato e conteúdo, mas é necessário ressaltar a importância de uma mídia que valorize a cultura, em especial neste caso, a literatura. Afinal, quem não gostaria de conhecer a trajetória e poemas de escritores?

Serviço:
Pode acessar o podcast “inverso” através do site: soundcloud.com/podcast-inverso
E sugestões no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.