Foto: Divulgação

Aplicativo de celular promete facilitar acesso a cultura, mas ainda está longe do ideal

O aplicativo ‘Cultura Paraná’ foi desenvolvido para facilitar a vida de quem frequenta eventos culturais, pois concentra em um só lugar todas as datas e locais do que vai acontecer de cultura pela cidade. O aplicativo foi desenvolvido pela Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) em parceria com o Governo do Estado e possui todas as cidades paranaenses cadastradas, com isso, o usuário pode configurar o seu aplicativo para onde vive.

O ‘Cultura Paraná’ oferece ainda informações a respeito de espaços culturais, como museus, anfiteatros e bibliotecas, e possibilita ao usuário criar uma agenda própria, favoritando os eventos que deseja comparecer, outra função é a de compartilhar datas entre amigos por meio das redes sociais.

Apenas a capital do estado, Curitiba, tem as datas dos eventos culturais atualizados. Outras cidades não possuem nenhuma data registrada, no caso de Ponta Grossa, apenas os espaços culturais estão cadastrados. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura do Estado é preciso que alguém se cadastre no Sistema de Informação da Cultura como gestor municipal para que aí os eventos sejam cadastrados, porém, o aplicativo está funcionando desde maio e isso ainda não aconteceu.

O app ‘Cultura Paraná’ surge para solucionar o problema de não existir uma agenda cultural que concentre todos os eventos que vão acontecer na cidade e, ainda, separar por espaço cultural. Porém, o que poderia ser um facilitador para quem gostas de consumir cultura na própria cidade ainda está longe de atingir o ideal.

Serviço: O aplicativo ‘Cultura Paraná’ começou a funcionar em maio, mas abrange apenas Curitiba. Pode ser adquirido pela Play Store (android) ou pela App Store (iOS) gratuitamente.