Foto: Divulgação

Programa de TV mostra histórias de superação sob uma perspectiva humanizada

De maneira interativa, descontraída e leve, o programa Painel RPC, produzido pela Rede Paranaense de Comunicação, tem a proposta de solucionar questões do cotidiano dos paranaenses. O programa é um misto de informação e entretenimento, contendo reportagens e entrevistas com especialistas e pessoas comuns, que relatam as próprias experiências.

Os repórteres e a apresentadora agem de maneira informal com as fontes, participando de fatos da vida comum delas e interagem também com o público, dando dicas de comportamento, empreendedorismo e fazendo perguntas persuasivas para chamar a atenção dos expectadores.

As histórias de superação, contadas de forma humanizada são as reportagens que mais ganham espaço dentro do programa. Desta forma, o Painel RPC mostra relatos de pessoas que passaram por poucas e boas na vida, mas, que, mesmo assim, conseguiram vencer. Tudo bem! Boas histórias precisam ser contadas pelos meios de comunicação, mas, apesar do programa relatar experiências de superação, a forma como elas são abordadas, muitas vezes, disseminam uma lógica de meritocracia.

A lógica meritocrática que o programa mostra, indica basicamente que “se tal pessoa venceu, qualquer um pode vencer também!”, só que falar isso também implica dizer que se alguém não consegue tal coisa, ela é uma pessoa fracassada. O pensamento de meritocracia, que muitas vezes é disseminado no programa, representa uma espécie de conformismo com a forma pela qual a sociedade é. Influencia o pensamento de que a pessoa pode ser explorada, mas, que, com luta se consegue vencer e se tornar a exploradora, fato que contribui para legitimar o sistema social dominante e alimentar as desigualdades sociais.

Serviço: O Programa Painel RPC é exibido aos sábados, às 8h30 na RPC.