Desde setembro de 2010 o “RelevO” é opção de leitura para os amantes de jornalismo cultural.

"RelevO” é um jornal impresso e que há quase sete anos apresenta conteúdos culturais, sobretudo de literatura. O periódico é distribuído mensalmente em mais de 30 cidades do Brasil, incluindo Ponta Grossa e Palmeira, e não possui fins lucrativos. Logo nas primeiras páginas do jornal o leitor pode encontrar a prestação de contas, com os valores recebidos e gastos, e o texto do Ombudsman, o que acaba gerando transparência editorial.

O impresso é editado em Curitiba e recebe conteúdo dos próprios leitores, que podem enviar textos, crônicas, poemas, poesias e imagens. Cada publicação possui características próprias, com a escrita bem elaborada e criativa, as palavras utilizadas não são rebuscadas, mas fazem o leitor imaginar situações, fomentando a criatividade.

As temáticas apresentadas no jornal variam, o que instiga o público a conhecer e fazer novas interpretações sobre determinadas obras ou até mesmo estilos musicais. Há alguns espaços fixos que o leitor pode encontrar em todas as edições recentes, é o caso, por exemplo, da “Literatura de Refúgio”, escrita pelo projeto de extensão do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná. Os textos publicados neste espaço são em diferentes línguas, porém possuem tradução para o português, e abordam algumas reflexões sobre questões migratórias.

Apesar de o escritor Bolivar Escobar abordar em seu texto – publicado na edição de maio -, vários assuntos que são ou que já foram frequentemente discutidos, como é o caso do bullying, ainda falta obras que remetam à atualidade. Há uma carência em produções literárias no “RelevO” que apresentem em forma de texto ou imagem a atual situação política do país, gerando conteúdo crítico. Apesar de o jornal possuir poucas ilustrações, acaba chamando a atenção pela capa criativa e bem diagramada.

O impresso “RelevO” é uma ótima opção para os amantes de jornalismo cultural.

Serviço: Jornal RelevO
Disponível gratuitamente em Ponta Grossa: departamento de Jornalismo e de Letras da UEPG,  Biblioteca Municipal de Ponta Grossa, Bar Romanóv, Frederikos Cervejas, Boteking e Caffee Maria’s.
Pode ser assinado ao custo de R$50,00
Para enviar conteúdos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.