‘Por que fazemos o que fazemos?’ concorre na categoria de Economia, Administração, Negócios, Tursimo, Hotelaria e Lazer

Foto: Nicolas Ribeiro

Você já parou para pensar os propósitos que estão por trás daquilo que realizamos no dia a dia? Este é o principal tema do livro ‘Por que fazemos o que fazemos?’, do autor londrinense Mário Sérgio Cortella, lançado em 2016. A obra concorre na categoria de Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer da edição de 2017 do Prêmio Jabuti, a principal disputa literária do país.

O livro, dividido em 20 capítulos, trata das principais preocupações com relação ao trabalho na sociedade contemporânea. O autor aborda a importância do propósito nas ações, a relevância da motivação pessoal e do incentivo por parte dos líderes. O principal questionamento que Cortella traz na obra está presente no título do livro ‘Por que fazemos o que fazemos?’. Conforme o autor, achar uma razão pela qual realizamos as ações é essencial para se ter motivação e satisfação pessoal no trabalho.

Mário Sérgio Cortella é um autor que trata de questões sociais relacionadas à filosofia na contemporaneidade. Neste livro não é diferente. São 174 páginas de fácil compreensão, com motivações ao leitor e frases de filósofos como Marx, Heidegger e Hegel. Contudo, o exemplar é superficial e repetitivo em alguns trechos e, além disto, o título do livro gera uma expectativa que não é contemplada no desenrolar da obra até pela complexidade da pergunta, como ocorre geralmente, com as boas questões filosóficas.

A obra é uma das finalistas da 59ª edição do Prêmio Jabuti e concorre com livros que abordam temas como o racismo, governo Dilma, programas sociais, crises econômicas, Keynesianismo etc. As indicações para concorrer ao prêmio foram divulgadas no dia 3 de outubro e a cerimônia de premiação ocorre em 30 de novembro, em São Paulo.

Serviço: o livro pode ser encontrado na Internet e também nas livrarias da cidade pelos preços de R$ 18,90 a R$ 33,90.

A lista dos indicados para o Prêmio Jabuti pode ser acessada em: premiojabuti.com.br/apur