ATT56910 388x585
Foto: Divulgação


Livro Punhados de Cinzas reúne poemas de amores perdidos e lembranças que resistem

Punhado de Cinzas, livro de poemas lançado em 2017, é o terceiro escrito pelo pontagrossense J. P. Oliveira. Divido em três partes temáticas, o livro é intimista, lembrando o diário de um autor com desilusões, em boa parte amorosas, e que procura o equilíbrio entre a vida de escritor e cidadão comum.

A primeira divisão, chamada de O Reflexo Dessa Culpa, parece ser uma analogia às experiências amorosas vividas por quem escreveu, com poemas sobre perdas e inconstâncias da juventude. No verso Van Gogh, é possível sentir a angústia por não ter dito o que só com as palavras do livro conseguiu expressar. É nesse momento, também, que a ausência de acentuação gráfica em algumas palavras incomoda a leitura, mas que não comprometem a mensagem que o autor deseja passar.

 Brisa de Dois Abismos, segunda parte do livro de J. P, as melancolias das perdas do autor permanecem, agora com referências à cidade de Ponta Grossa. Entre as
formaturas do Clube Verde e a vendedora de chips no Calçadão, a Estação Saudade e os locais de boemia, nessa divisão do livro, um leitor mais atento e conhecedor dos espaços urbanos da cidade consegue entrar no enredo dos poemas e acompanhar os trajetos do autor.

Já Folha no Asfalto, nome do terceiro capítulo e lembrado em um dos poemas do livro, fala sobre a importância do tempo e das cicatrizes que o passado, mesmo morto,
refletem sobre a vida do autor, como a marca de uma folha em um asfalto que resiste. Lírico e sentimental, é na última divisão que estão os melhores poemas.
O verso Ponta Grossa Revisitada, último do livro, é dedicado a Anita Phillipovsky, poetisa lírica e romancista nascida na cidade, em 1886, e quem escreveu Os Poentes da Minha Terra, homenagem à Ponta Grossa. É citando um dos maiores nomes da poesia pontagrossense que J. P finaliza o livro, informando à autora que de tudo o que viveu, ‘o que sobrou foi esse punhado de cinzas’.

Serviço: Punhados de Cinzas de J. P. Oliveira está à venda no site da Editora Multifoco
(R$30,00).