Foto: divulgação

Autor de O Brasil Oculto e Narrativas de um correspondente de rua, jornalista publica terceiro livro da carreira

O terceiro jornalista mais premiado da história, com 38 prêmios em 27 anos de carreira, e mestrando em Jornalismo da UEPG, Mauri König, lança o livro "Nos bastidores do mundo invisível". O livro é um compilado de reportagens publicadas em diferentes veículos do país nos últimos 20 anos.

É dividido em 18 capítulos temáticos, que trazem 18 reportagens reproduzidas na íntegra, com data de publicação e premiações. Além das reportagens, a obra traz todo o processo de elaboração das matérias, de aproximação das fontes, os questionamentos éticos e as consequências das publicações no tópico “A história da história”, como a tortura que o autor sofreu no Paraguai, as ameaças da Polícia Civil que o fizeram mudar de cidade em uma ocasião e deixar o país em outra, e as duras investidas de um traficante. O jornalista inclui no livro todas as reportagens que geraram algum tipo de ameaça a ele.

Com o objetivo de despertar o sentimento da população, seja de revolta ou de empatia, além de ter valor didático, o jornalista selecionou desde reportagens sobre corrupção, violação dos direitos humanos, até questões ambientais, educação, infância e adolescência. O livro também objetiva mostrar aos jornalistas novatos a mudança que o jornalismo provoca e resgatar o amor pela profissão. Segundo a editora, a coletânea representa a crença em um jornalismo comprometido com o interesse público, com a ética profissional e com o futuro do Brasil.

A obra começa a circular a partir de 2 de outubro e já é possível fazer a pré-reserva pelo site da Editora Cursiva. No final do mês, o lançamento será em Curitiba e, em novembro será lançado em Buenos Aires, durante a Conferência Latino-americana de Jornalismo de Investigação (Colpin).

Nome: Nos bastidores do mundo invisível
Editora: Cursiva
Preço: ainda não informado
Pré-reserva: https://www.editoracursiva.com.br/copia-sobre-o-livro
Lançamento: 2 de outubro de 2017