Imagem: Divulgação

Site permite que escritores publiquem obra de forma gratuita para que qualquer um tenha acesso.

O mercado editorial brasileiro tem mostrado sinais positivos, segundo o Painel de Vendas de Livros, elaborado pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Mesmo assim, escritores procuram divulgar suas histórias de outras formas.


Uma delas é através de plataformas digitais, onde a pessoa disponibiliza a obra – em capítulos ou integral – e qualquer um pode ler. Uma dessas plataformas é o Wattpad, um site para compartilhar histórias autorais de forma gratuita.

O site é uma opção para quem gosta de escrever e não tem como publicar a obra através de uma editora, além da vantagem de poder ter retorno imediato dos leitores e contar com a opinião deles para continuar a história. Para os leitores, o Wattpad permite o acesso gratuito a diferentes tipos de texto, a leitura pode ser feita tanto online quando offline e se pode interagir com pessoas com o mesmo perfil de leitura.

Um ponto negativo é que não se tem total controle do que é publicado. No site eles alertam que é proibido publicar conteúdos sem a autorização de autor e caso isso aconteça, a conta será excluída. Porém existem pessoas que reconheceram suas histórias na página, mesmo que não havendo autorizado a publicação por outras pessoas.

Entre tantas histórias disponíveis, há aquelas que mais se destacam. É nessas que as editoras ficam atentas. O livro “Os 12 signos de Valentina” foi publicado originalmente no Wattpad e chamou atenção por atingir mais de dois milhões de leitores. Por conta do sucesso, a editora Galera Record publicou a obra em livro físico (impresso).

O mesmo aconteceu com o livro “Mais leve que o ar” e “Onde há fumaça”, que também tiveram versão impressa depois do sucesso no Wattpad. Além disso, a revista Mundo Estranho promoveu o projeto “Mundo Paralelo” que reúne contos – de fantasia e ficção cientifica – dos maiores autores brasileiros do Wattpad.

Serviço: você pode encontrar o aplicativo na Play Store, com o nome “Livros Gratuitos – Wattpad” ou acessar o site.