Foto: Angelo Rocha

Livro infantil busca conscientizar sobre diferenças culturais


O livro As bonecas negras de Lara, de Aparecida de Jesus Ferreira, foi lançado no mês de junho de 2017 em Ponta Grossa e promove, através do universo infantil, uma conscientização sobre as diferenças que merecem atenção especial.

Com uma linguagem simples e clara ao entendimento infantil, a autora aborda situações que ainda causam preconceito na sociedade, como as diferentes formas que uma família é composta, a cor da pele que cada pessoa tem e a questão dos brinquedos que são, de forma equivocada, fabricados para que se destinem a meninos e meninas de forma separada.

Aparecida também faz um resgate histórico de importância para as crianças quando explica, no livro, a história das bonecas “Abayomi”, brinquedos confeccionados com pedaços de pano durante a vinda dos ancestrais africanos ao Brasil.

Além disso, o livro permite que a criança perceba a identidade racial que possui, já que ao final, propõe atividades para que seja feito o auto-retrato, em um exercício de aceitação e de convivência com as diferentes características que compõem os ambientes.

As ilustrações do livro, feitas por Élio Chaves, contribuem para a criança compreenda os fatos e ilustre de forma mais clara a história, como exemplo as bonecas “Abayomi”, que são pouco conhecidas e ganham forma nos traços do ilustrador, com cores e formas distintas.

Serviço: O livro “As bonecas Negras de Lara” foi publicado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura e pode ser encontrado em livrarias de Ponta Grossa. Editora: ABC Projetos, ano: 2017.