Foto: Nicolas Ribeiro

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada revela surpresas ao fazer mudanças radicais nas tradicionais histórias

Para quem é fã da série Harry Potter, desde o fim de 2016, há um novo motivo para comemorar, ou não, dependendo do gosto de cada um. A novidade é o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de mesma autoria das outras obras, J.K. Rowlling. A obra é uma continuação da série original composta por sete livros, mas na real a oitava obra é a transcrição do roteiro da peça de teatro do mesmo nome, apresentada no começo de 2016 em Londres, para o formato de livro.



O fato de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada ser um roteiro teatral pode incomodar os leitores mais exigentes, pois ao invés da obra ser dividida em capítulos, como de costume, é dividida em sets e tomadas. Além disso, como modo de contextualizar, as cenas e até mesmo os cenários são descritos antes dos diálogos, motivo que também pode causar insatisfação. Basicamente a obra é composta de cenários e cenas descritas, mescladas com trocas de diálogos.

O livro descaracteriza alguns personagens e estereótipos construídos pela própria autora nas obras anteriores. Por exemplo, o segundo filho de Harry Potter, Alvo, é selecionado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para viver na casa de Sonserina – sendo esta casa tratada nas histórias anteriores como famosa por valorizar famílias de elite e também responsável pela formação da maioria dos vilões da saga. Conforme a autora, toda a descendência da família Potter foi selecionada para a casa de Grifinória.

E para piorar, ou melhorar, Alvo se torna melhor amigo de Escórpio, filho de Draco Malfoy, maior rival que Harry teve nos tempos de Hogwarts. As mudanças radicais na história da saga fizeram muitos fãs se decepcionarem, mas outros gostaram da continuação. O livro também guarda outras surpresas, que cabe aos fãs descobrirem.

Em Ponta Grossa, quando há um novo lançamento, a Editora Rocco – responsável pela comercialização das obras literárias de Harry Potter no Brasil – costuma realizar exposições em algumas livrarias da cidade. As feiras expõem todas as obras lançadas pela editora e também é interativa, contendo stands com cenários da série onde é possível tirar fotografias.

Serviço:

O livro Harry Potter e a Criança amaldiçoada pode ser encontrado nas livrarias de Ponta Grossa por um preço que varia entre 40 e 50 reais. O preço é um pouco salgado, mas pode ser encontrado por um preço médio de 30 reais na internet.