Foto: Débora Charcaski

Projeto atua desde 2013 com estantes fixas que disponibiliza livros para a população

O ‘PEGA AÍ - Leitura Grátis’ é um projeto que visa o empréstimo de livros gratuitos para a população de Ponta Grossa com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Os livros literários são objetos de doações e são oferecidos em estantes em locais públicos da cidade, como terminais de ônibus, nas agências dos correios, entre outros pontos.

Em uma pesquisa realizada em 2015 sobre o consumo cultural dos pontagrossenses, observou-se que 83% dos entrevistados consomem livros emprestados. O projeto que completa em 2017, quatro anos foi idealizado pelo professor Idomar Augusto Cerutti e tem o objetivo de incentivar a leitura através do empréstimo e devolução de livros o que estimula um dos principais pontos sobre o consumo literário dos moradores da cidade.

O projeto sem fins lucrativos faz a leitura circular por Ponta Grossa, com os empréstimos nos diversos pontos da cidade descentraliza a literatura das biblioteca, levando em conta que o ‘Pega Aí’ não pede cadastro para o empréstimo. As obras de poesia, soneto, romance, crônica, conto, ensaio, gibis entre outros são oferecidas para os leitores pelo tempo que desejaram para ler e depois podem serem devolvidas. O projeto não trabalha com livros técnicos e de estudos.

O empréstimo pode ser feito em qualquer uma das estantes do projeto que estão distribuídas em vários pontos da cidade e após a leitura, o livro pode ser devolvido nos mesmos pontos. Você pode conferir os locais de empréstimos no site do projeto: http://www.pegai.info/.