O último encontro do Clube de Leitura aconteceu no dia 29 de abril e debateu o livro "O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio” de Misha Glenny. Foto: Gabriel Miguel

O Clube de Leitura atua há um ano em Ponta Grossa oferecendo espaço de debate sobre livros não ficcionais

Quem lê um livro, assiste um filme, uma série ou uma peça de teatro tem a necessidade de comentar as opiniões com alguém que tenha tido a mesma experiência. É assim que acontece no Clube de Leitura - Companhia das Letras de Ponta Grossa. Um grupo de pessoas que se reúnem mensalmente para discutir ideias e compartilhar conhecimentos sobre o livro escolhido para debate.

No dia 29 de abril o Clube da Leitura comemorou um ano de atividades. Já foram realizados 13 encontros para debate de livros não ficcionais e com teor jornalístico. O livro “O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio” foi a última obra discutida pelo grupo, com a mediação do jornalista Ben-Hur Demeneck, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Como percebe-se na trajetória do Clube as temáticas das obras seguem uma linha histórica, documental, jornalística e de problemas sociais. Os títulos dos livros são escolhidos pelo grupo e não abrangem todos os estilos literários.

Neste ano, a proposta do Clube é manter a linha da não ficção, mas também abrir mais espaço para títulos importantes, inclusive quadrinhos. Essa é uma forma de atrair mais participantes para os encontros do Clube. A iniciativa do grupo deixa de lado o exercício da leitura individual abrindo espaço para o debate democrático e coletivo do conhecimento.

Para ser integrante do Clube de Leitura basta fazer a leitura integral do livro do mês e comparecer aos encontros que acontecem sempre no sábado, às 14 horas, na Verbo Livraria. Você ainda pode acompanhar os encontros somente como ouvinte ou comprar os livros com descontos na livraria Verbo para participar dos debates. Para mais informações acompanhe a página Clube de Leitura Companhia das Letras - Ponta Grossa/PR.

Serviço: O próximo encontro acontece no dia 27 de maio às 14h na Verbo Livraria, localizado na Avenida Vicente Machado, 779. O livro do mês é “1984” de George Orwell.