Foto: Andressa Zaffalon

 

Você já sofreu com a ansiedade? Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a maior taxa de transtornos ansiosos do mundo. Um estudo da Universidade Católica de Pelotas indica que o risco de suicídio é seis vezes maior em pessoas que possuem o transtorno de ansiedade. Um dado preocupante, principalmente no contexto atual em que a taxa de suicídio entre jovens cresceu em 10% desde 2002, como aponta o Mapa da Violência 2017.

Se você possui frequentemente o transtorno, o livro Ansiedade - como enfrentar o mal do século de Augusto Cury é uma opção para compreender os sintomas e as dicas para controlar a síndrome. Desde que a obra foi lançada em 2014, não saiu da lista das mais vendidas do país. O livro é curto, rápido de ler, possui uma linguagem de fácil compreensão e estimula o enriquecimento psicológico dos leitores, com frases motivacionais, metáforas e exemplos que chamam a atenção de quem lê.

A obra também apresenta características questionáveis, como o fato do autor utilizar dados e afirmações que não possuem referências, o que deixa o leitor cético em relação à obra; além de ser repetitivo em algumas partes s e abordar superficialmente alguns trechos práticos para lidar com o transtorno. Contudo, de forma geral, o livro é uma opção para quem quer entender o assunto, saber lidar com a ansiedade e ficar com a mente um pouco mais “light”, porém, ele não traz todas as soluções necessárias para enfrentar o problema, isso só será possível, como o próprio autor afirma no livro: se as pessoas fizerem um constante processo de “edição” dos traumas e se tornarem autores da própria história.