Imagem: divulgação

   Quem costuma passear pela seção de romances internacionais nas livrarias de Ponta Grossa provavelmente já conhece Rainbow Rowell. A escritora estadunidense se consagrou com Eleanor & Park, em 2012, e, a partir daí, seu nome não saiu das listas de best-sellers nos anos seguintes. Contudo, um dos melhores trabalhos de Rainbow não é tão reconhecido – está apenas no estoque da maior livraria da cidade.

 

   Universos afins foi publicado em 2016 para a o World Book Day, uma inciativa que visa incentivar a leitura no Reino Unido e Irlanda. O livro, que possui menos de 100 páginas, conta a curta aventura de Elena, uma jovem fã de Star Wars que decide acampar na frente do cinema para aguardar a estreia do novo filme, e acaba fazendo amizades improváveis.

   A grande aposta do livro é uma marca registrada de Rainbow – a identificação com os personagens ocorre não pelas suas características ou virtudes, mas pelas suas paixões. O apelo, porém, não se restringe aos fanáticos pela franquia de George Lucas. Qualquer fã apaixonado consegue facilmente se colocar no lugar de Elena, Gabe e Troy, sentados na calçada, esperando numa “fila” o lançamento do seu filme favorito.

   Os personagens são outro charme, com personalidades complexas, ainda que pouco exploradas. Assim, o livro foge à regra da superficialidade dos contos, se tornando uma leitura cativante que deixa um gostinho de quero mais.

Serviço:

   Universos Afins de Rainbow Rowell pode ser encontrado na Livraria Curitiba, no Shopping Palladium, e custa R$27. Não adianta procurar nas estantes – o livro está apenas no estoque da loja.