Foto: Veridiane Parize

Com acervo de móveis, documentos, roupas, instrumentos e ferramentas, o Museu Campos Gerais abriga acontecimentos que marcaram a trajetória de Ponta Grossa. Ao retornar para a antiga sede, o museu traz mais organização, espaço e arquitetura histórica, que é um destaque em particular.
Até 2003, as instalações do museu ficavam no antigo prédio do Fórum da Comarca de Ponta Grossa, mas devido a problemas de estrutura, todo o acervo foi transferido para a antiga sede do Banco do Estado do Paraná (Banestado). Mas o prédio não possuía espaço suficiente para suportar todo o acervo do museu, o que dificultava as exposições. A reinauguração do museu aconteceu no dia cinco de outubro, no antigo Fórum.
A localização é estratégica, principalmente pela história ali abrigada. O prédio fica na esquina entre as ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Engenheiro Schamber e próximo a Igreja Sant’Ana, catedral da cidade. Assim, o museu fica mais visível para os visitantes. Por ali passaram manifestações políticas, econômicas, sociais e culturais. A localização também é importante por estar perto de uma das principais ruas da cidade, a XV de novembro.
O Museu Campos Gerais possui um acervo com cerca de 10 mil peças, distribuídas em exposições temporárias e permanentes, além de jornais, revistas, fotos e livros organizados no espaço para pesquisa. Entre os destaques está o acervo de Cândido de Mello Neto, um médico que possuía documentos sobre o movimento integralista dos anos 1930 e 1940 em Ponta Grossa.
Como pertence à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o museu oferece estágios aos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado de Biologia, História, Informática, Pedagogia e Turismo. O museu também possui um site que é pouco atualizado, mas que contém uma galeria digitalizada do acervo de negativos do Centro de Recursos Audiovisuais (CRAV) da UEPG.

Serviço: O Museu Campos Gerais funciona de terça-feira a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 11h. As entradas são gratuitas com agendamento prévio.