Foto: Angelo Rocha

O campo de grama sintética do Society disputa preferência para jogos amadores. No bairro Santa Luzia, periferia noroeste localizada a dez quilômetros do terminal central da cidade de Ponta Grossa, existem três espaços disponíveis para prática de futebol. Na vila é possível jogar e organizar uma pelada na tradicional cancha de concreto, no antigo “campinho de areia” ou no campo Society, inaugurado em setembro de 2015.

A chegada do primeiro campo Society de Ponta Grossa modificou o uso dos espaços públicos na vila ou, melhor dizendo, centralizou as partidas de futebol em um único local. Após a construção do campo sintético – mistura de grama artificial com pedaços de borracha – nota-se que a manutenção da cancha ou do campinho de areia raramente acontece. Em volta da cancha não existe mais o antigo alambrado, o mato cresce entre as emendas do concreto, as linhas de marcação de jogo são pouco visíveis e o concreto está danificado. No campinho, as traves não são mais firmes e a areia deu espaço para o mato.

Antes de 2015, aconteciam jogos simultaneamente no bairro. No “campinho de areia”, em frente à antiga sorveteria, os jogos aconteciam a partir das 12h pelos jovens que tinham aula no período da manhã. A cancha de concreto era utilizada em dois horários, durante a tarde, quando o campinho estava em uso ou durante a noite, pelos jovens mais velhos. No campo de saibro, espaço do atual Society, foi utilizado para jogos adultos ou para organizar
torneios nos finais de semana.

Devido ao número de procura pelo campo Society, uma agenda com tarifas “simbólicas” era controlada pela presidente da associação de moradores do bairro. Mas por se
tratar de um espaço público, o controle da entrada no campo e as taxas irregulares acabaram após discussões entre os moradores. Atualmente, o espaço é aberto e com grande frequência de jogos. Os horários são divididos conforme a idade e horário livre das crianças, jovens e adultos.

Serviço: O campo Society está localizado na rua Santo Rômulo do bairro Santa Luzia, próximo à Creche Maria Imaculada.