Algumas câmaras municipais adotam a chamada tribuna livre. O espaço é dedicado a dar voz para a população do município, durante as reuniões ordinárias do poder legislativo. Em Ponta grossa a câmara municipal representantes de entidade podem utilizar o espaço por 10 minutos no início das sessões ordinárias, na quarta-feira.

De acordo com a legislação a tribuna livre de Ponta Grossa, pode ser utilizada uma vez por mês por representantes das entidades. Isso significa que se utilizada nos primeiros dias do mês, ao longo do mês ela não poderá mais ser utilizada.

O espaço permite propor projetos, criticar, reivindicar e debater qualquer assunto de interesse da comunidade. Esse espaço é utilizado apenas esporadicamente pelas entidades civis. O lugar que poderia servir como forma de comunicação comunitária é pouco utilizado pelas organizações.

Na maioria das sessões ordinárias a tribuna livre da Câmara Municipal de Ponta Grossa é utilizada pelos próprios vereadores para expor opinião sobre discussões do legislativo. Com algumas exceções, é utilizada por representantes de entidades e organizações para expor assuntos comunitários.

Além da pouca participação das entidades, o falatório e as conversas dos vereadores e dos presentes na sessão e durante o uso da tribuna prejudica os oradores.

As restrições de uso são para integrantes do diretório de partidos políticos e candidatos a qualquer cargo público. E também é proibido para exposições de assuntos pessoais.

Serviço
http://www.cmpg.pr.gov.br/# - Câmara Municipal de Ponta Grossa
Telefone: 42 - 3220 7100