A lanchonete do centro funciona como centro de convivência entre os acadêmicos. Foto: Danielle Farias

Empresa que administra lanchonete no Campus Central possui outros dois contratos em Uvaranas

Segundo o Portal de Transparência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ao todo são 4 espaços concedidos para lanchonetes distribuídas no campus Central e de Uvaranas. A concessão destes espaços físicos ocorre por meio de licitações e o contrato é de 5 anos. Apenas uma delas está localizada no Campus Central, ao lado da Livraria Universitária. Contudo, as reclamações sobre os espaços estendem-se independente do local ou da empresa responsável.

É comum os estudantes procurarem no intervalo ou entre uma aula e outra por lanches e cafés. Há quem reclame do preço alto, que não condiz com a qualidade dos alimentos e também do atendimento. Para outros, a lanchonete vai muito além de um local apenas de passagem, mas serve também como interação entre colegas, que muitas vezes é limitada por conta de algumas restrições impostas. Neste caso, a maioria das reclamações vem dos estudantes do campus de Uvaranas que não podem ocupar as mesas e cadeiras se não tiverem consumindo algum produto comprado no próprio local. Uma questão de concorrência que afeta diretamente na qualidade da empresa.

Os conflitos de concorrência envolvem também a Feira da Associação de Feirantes de Economia Solidária (AFESOL), que além de comercializar produtos artesanais também possui uma barraquinha com venda de lanches. Toda a quinta – quando ocorre a Feira – é possível perceber a preferência dos estudantes em comprar um lanche em um local simples e com melhor atendimento.

Os espaços das lanchonetes na UEPG são pequenos e podem variar entre salas comerciais e trailer. Dependendo do horário, os estudantes permanecem na fila por alguns minutos até serem atendidos, alguns desistem da espera, outros preferem aguardar, pois não há outros lugares próximos.

Serviço: Lanchonete no Campus Central, ao lado da Livraria Universitária
Em Uvaranas, lanchonete no Bloco “L”, Central de Sala, Bloco “E” e anexa ao prédio do Centro de Desportos e Recreação.