Foto: Angelo Rocha

Novo tipo de estacionamento busca ampliar vagas, mas acaba em discussão nas redes sociais

Quem nunca ficou girando por algumas quadras para estacionar? Encontrar uma vaga de estacionamento livre no centro da cidade de Ponta Grossa não costuma ser rápido para os motoristas. As vagas próximas aos comércios são regulamentadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) com o ESTAR, popularmente conhecido como “Zona Azul”. Para aqueles que não gostam de perder tempo no trânsito, a opção mais rápida são os estacionamentos particulares.


O excesso de estacionamentos particulares e a falta de estacionamentos regulamentados no centro de Ponta Grossa são problemas antigos da cidade, pois a mobilidade urbana sempre foi um desafio. Entre a última semana de julho e a primeira de agosto, a AMTT fez algumas alterações nas disposições das vagas de estacionamento em alguns trechos da avenida Bonifácio Vilela e das ruas do Rosário e Comendador Miró.


As vagas transversais com cálculos errados chamaram atenção e causou polêmicas nas redes sociais. Na segunda-feira (7) a AMTT corrigiu o cálculo do ângulo das vagas e ampliou o fluxo de trânsito da avenida Bonifácio Vilela. Após as mudanças e repercussão o prefeito da cidade, Marcelo Rangel (PPS), postou em suas redes sociais a nova readequação “para aqueles que adoram reclamar”.


As mudanças ampliaram a quantidade de vagas, mas não levaram em conta o tamanho das vagas conforme os diferentes veículos. Carros ou caminhonetes com tamanho maiores ultrapassavam o espaço da vaga transversal, fazendo com que a dianteira dos veículos atrapalhassem o trânsito de carros e ônibus na rua. Outro problema ainda existente, mesmo depois das alterações, é a invasão dos veículos nas calçadas. O espaço que já era pequeno agora possui mais um obstáculo para os pedestres que passam pelas calçadas.

Serviço: As vagas de estacionamento da zona azul funcionam de segunda à sexta das 9h até 18h e nos sábados das 9h até 12h.