IMG 8903
Foto: Divulgação

Curta metragem resgata os principais cinemas de PG

Intitulado "Cinemas da cidade", o curta metragem traz a combinação de trilha sonora do famoso filme de Charlie Chaplin com imagens de Ponta Grossa a fim de contar relembrar cinco cinemas locais. A produção ganhou o prêmio de 1º lugar no edital do Concurso Municipal de Curtas-Metragens do Patrimônio. O vídeo foi produzido por Luciano Bragatto, Bruna Campos, Dani Érica, Aline Gemieski, Anielly Premebides, Diony Rodrigues, Virgínia Lauer e Marcos Antonio de Medeiros.


A produção audiovisual criada em 2015 possui um personagem principal que interpreta Charlie Chaplin. Toda gravação acontece em Ponta Grossa, onde o personagem ao chegar na cidade procura pelos cinemas mais conhecidos antigamente e que na atualidade podem nem existir. Chaplin passa pela Estação Arte, Estação Saudade, Passarela Central, Calçadão e Shopping total. Ao conhecer o Cine Tetro Ópera, ele fica encantado e até se emociona com o filme. O personagem passa ainda pelo Cine Pax e Cinema Lumiére. A grande decepção ocorre quando ele encontra o cinema Inajá de portas fechadas. Por último, Chaplin visita o Cine Império, que fora demolido e fica chateado com os destroços encontrados.


Por mais que o curta metragem traga imagens atuais da cidade, a junção de cinema mudo, trilha sonora e fotografias ajuda a entender o passado de Ponta Grossa. Um resgate memorial que contribui para a reflexão de patrimônio histórico. Cinemas que fizeram parte da construção da cidade, hoje nem existem mais.


Em especial, neste mês de setembro Ponta Grossa comemora 194 anos. O momento é ideal para pensar na necessidade de tombamento de bens e na importância de preservar os pontos culturais da cidade. Nota-se contudo que os materiais produzidos não são divulgados. A população precisa ter acesso a essas histórias da cidade. O site da Fundação de Cultura dificulta a visibilidade dos editais e pouco divulga os vídeos ganhadores de prêmios e aqueles que concorreram ao concurso. O curta metragem é uma boa opção de programação da TV aberta para comemoração do aniversário da cidade.

 

Serviço: O curta metragem “Cinemas da Cidade” possui 19 minutos e pode ser encontrado no YouTube no canal Artes Visuais UEPG.