Foto: Divulgação

O projeto de extensão e pesquisa “Cinemas e Temas” é uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que promove exibições gratuitas de filmes para a comunidade e os acadêmicos.

Vinculado à Pró-reitoria de extensão e Assuntos Culturais (PROEX), o projeto promove semanas temáticas, exibindo obras que dialogam com o tema proposto pelo tema, como é o caso do ciclo “O cinema fala espanhol”, que expôs, durante o mês de maio deste ano, filmes originários de países de língua espanhola. 

Os integrantes do “Cinemas e Temas” são professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação do curso de Letras da UEPG. Além da apresentação dos filmes na universidade, os participantes organizam a exibição de algumas obras sobre temas sociais no cinema, como o minicurso “Cinema e Gênero”, ministrado em maio, na própria universidade.

Além da entrada gratuita, acadêmicos ganham horas pela participação das sessões, já que se trata-se de um projeto interno da universidade.

Na segunda semana de junho, inicia o  ciclo de filmes “Panorama do Cinema Mundial”, exibindo “O filho de Saul” (2011), produção de László Nemes, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2016.

Serviço: A exibição do filme “O Filho de Saul” acontece na terça- feira, dia 13/06, na sala B-108 do Campus central da UEPG, às 14 horas. A participação é gratuita com certificado de 4 horas pela PROEX.